domingo, 29 de janeiro de 2012

Vocabulário da cultura hip-hop


Hélio Consolaro*

Pelas palavras abaixo, o leitor vai perceber que a cultura hip-hop é mais uma invasão cultural norte-americana. São os valores da periferia dos Estados Unidos transportados para os bairros do Brasil. Estrangeirismo puro, que não pode ser simplesmente rejeitado por xenofobismo. É uma realidade.

A cultura hip-hop é formada pelos seguintes elementos: rap, o grafite e o break.

Rap: ritmo e poesia, que é a expressão verbal da cultura hip-hop.

Grafite: representa a arte plástica, expressada por desenhos coloridos feitos por grafiteiros nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo e especialmente na favela.

Break dance: representa a dança.
Os três elementos juntos compõem a cultura hip-hop.

Rapper - pessoa que canta e faz rap.

DJ - para o hip-hop, tudo começou com um DJ. Um mano pensou na utilização de dois toca-discos repetindo o mesmo trecho, de breakbeat (batida) de um vinil. Deste modo, o DJ poderia aumentar e controlar o tempo da música o quanto quisesse

O hip-hop não pode ser consumido, tem que ser vivido (sem comprar roupas caras, melhorando suas habilidades em um ou mais elementos dia a dia). É um estilo de vida. Uma ideologia. Uma cultura a ser seguida.
A origem e as raízes da cultura hip-hop estão contidas no sul do Bronx em Nova Iorque (EUA). A idéia básica desta cultura era, e ainda é, haver uma disputa com criatividade, sem armas e belicismo; uma batalha de diferentes (e melhores) estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva.

O funk é um estilo musical que surgiu da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da “soul music”, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica. De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante. Depois, há uma longa história, inclusive a chamada "indecência" por alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário