segunda-feira, 23 de abril de 2012

Citações alteradas


Hélio Consolaro*


 Uma leitora me passou e-mail com o seguinte problema:
“revisei uma dissertação de mestrado e a minha cliente pediu pra eu refazer o serviço, pois a orientadora dela encontrou uns probleminhas quanto à nova ortografia: trema.
Eu não corrigi os tremas das citações, pois de acordo com a regra, as citações diretas não podem ser alteradas e quando houver palavra errada, colocar [sic].
 O senhor sustenta essa minha justificativa ou devo tirar os tremas das citações?”
As mudanças ortográficas são abrangentes, incluem também os nomes próprios. Em 1943, quando houve uma reforma, caindo o “ph”, o Estado da Bahia era para ficar assim: “Estado da Baía”. Só não ficou porque houve um movimento de resistência em todo o estado, e a Bahia passou a ser exceção, permanecendo o “h” indicativo de sílaba tônica.
Se em nomes próprios ocorre isso, imagine em citações. A leitora (e revisora) terá que refazer o seu trabalho, porque as citações buscadas em publicações anteriores ao acordo ortográfico entre países lusófonos precisam ser atualizadas, adaptadas ao novo jeito de escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário