domingo, 5 de fevereiro de 2012

Linguiça cabo de relho

Hélio Consolaro*



Linguiça não tem trema, pois, com o Acordo Ortográfico, tal “acento” desapareceu, mas a polêmica não é essa. O caso é a discussão se tal embutido fabricado em Castilho-SP, nossa região, é “cabo de reio” ou “cabo de rei”.

Se aquela linguiça mista, consumida na periferia das cidades a R$ 2,10 ao quilo for comida de rei, que estarão consumindo os súditos do soberano?

Esse embutido é antigo e cheguei a consumi-lo, havia cada pedaço cabeludo na tal lingüiça, ou seja, alguns pedaços, mal moídos, vinham com o couro do boi. Com certeza, o produto melhorou muito. Comer tal linguiça tem sabor de infância pobre. 

Na verdade, o nome é “cabo de relho”, porque ela é redonda e fina, parecendo cabo de chicote de carroceiro, charreteiro, etc.

O certo é dizer e escrever “linguiça cabo de relho”; como o “lh” é transformado em ditongo na pronúncia popular (velho – veio), ficou sendo “cabo de reio”. A vogal “o” fica mal pronunciada, virou também “cabo de rei”. E para se autovalorizar, por que não dizer “cabo de rei”? Afinal, o trabalhador brasileiro é um “rei”, pois é ele que constrói o país.

38 comentários:

  1. A linguiça acabou rodando o trecho, não é Hélio? kkk Bendita língua que não para, que caminha... sai da mesa da minha tia, foi parar no meu blog, o Hamilton abriu a polêmica, continuamos a discussão em meu ateliê e agora, aqui e no liberal, dá-lhe linguiça! ... até me deu vontade de comer linguiça cabo de relho, de reio ou de rei com uma cervejinha!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Quero saber onde posso encontrar a Cabo de Relho aqui na cidade de São Paulo? Agradeço desde já... Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou da cidade de São Paulo, mas com certeza num armazém bem da periferia.

      Excluir
    2. que merda como e duro nao ter dim dim sufissiente para comer uma boa linguica eu hem cabo de reio to fora marlene de rio preto sp

      Excluir
    3. tem em mercados grandes tambem, ja nao se fazem mais linguiça como antigamente

      Excluir
    4. Vitoria espero que vc sempre tenha dinheiro para comer boas linguiças . Mas se um dia o destino te trair e vc se ver sem nada pra comer fique tranquila pois tenho absoluta certeza de que qualquer pessoa que sabe apreciar as coisas simples e tradicionais vai te dar ao menos um pedaço de pão . Coisa que vc pela maneira de pensar não faria ,...por ninguém .

      Excluir
  3. Eu fabrico essa linguiça .....sou do interior moro em Duartina SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Elder essa que vce fabrica é aquela parece a casaca um plastico e dentro parece carne moida

      Excluir
    2. olá Elder essa que vce fabrica é aquela parece a casaca um plastico e dentro parece carne moida

      Excluir
    3. Duartina, perto de Marília? Como faz pra comprar?

      Excluir
    4. Sou de Sertãozinho por gentileza vc poderia me passar a receita pois não encontro essa receita em nenhum lugar ob...

      Excluir
  4. Eu fabrico essa linguiça .....sou do interior moro em Duartina SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder gostaria de comprar essa lingüiça cabo de reio, porém sou da Baixada Santista e por aqui não tem, tem alguma forma de negócio?

      Excluir
    2. tem no mercado Prático de itanhaem

      Excluir
  5. Eu fabrico essa linguiça .....sou do interior moro em Duartina SP

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dessa linguiça, aqui na minha cidade ela custa 5,00 o kg, nada de 2,10 não!.. deve ser porque moro a 23 Km de Castilho..kk.. claro que como outras marcas, sofisticadas e mais caras, mas gente eu não abro mão de vez em quando compro a cabo de relho, reio ou rei, lembra a minha infância feliz. Sueli, Andradina - SP

    ResponderExcluir
  10. Que legal Eder Cardoso, se morasse aí perto, iria comprar de voce, porque meu esposo que é Argentino, não conhecia essa linguiça, não se vê dela em Buenos Aires, só mesmo na argentina fronteira-Brasil, desde que ele veio ao Brasil pela primeira vez, apresentei a ele e gostou demais. Pena que vc mora a 310 Km de Andradina. Mas qualquer coisa me procura no face : ( Giovini Adrian ) pra vermos uma forma de fazer negócio, ok?

    ResponderExcluir
  11. ola elder a linguiça que vce fabrica é aquela que a casca parece plastico e dentro carne moida se for tem como comprar e vce mandar via correio

    ResponderExcluir
  12. Também sou de Andradina e ja participei muito do cabo de reio mas não é a minha preferida. Eu prefiro outra que nós fazemos até hoje em casa

    ResponderExcluir
  13. Meu esposo é viaja toda semana para o interior de Sp e tem trazido essa lingüiça de lá,não gostei muito do sabor e fritei tanto que ficou meio seca.Mas eu lembrava mesmo de minha infância e não entendia porque então vim pesquisar e fiquei feliz com suas informações,parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  14. Achei em Ourinhos, lembra as linguiças de antigamente, aqui é vendida a 3,00 kl e vou comprar mais ? é linguiça de porco será ? kk

    ResponderExcluir
  15. Moro em São Paulo e aqui não encontrei essa linguiça. Gosto demais... Vim de Curitiba e lá consigo comprar. Acredito que terei que trazer de lá. Saudades...

    ResponderExcluir
  16. Moro em São Paulo e aqui não encontrei essa linguiça. Gosto demais... Vim de Curitiba e lá consigo comprar. Acredito que terei que trazer de lá. Saudades...

    ResponderExcluir
  17. Essa linguiça me faz lembrar da infância, um açougue perto da casa dos meus pais vendia. Ainda hoje compro ela, não é mais a mesma, acho gordurosa demais. Mas, comer ela com pão não tem igual. Amo...

    ResponderExcluir
  18. Ahááááaaa!!! sou de Santos e acabei de ganhar 2 kg dos parentes de Unai-MG Uhuuuuuuuuuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Adoooro essa linguiça, ainda mais com uma ceva geladinha. Moro em Ribeirão Preto e aqui vc encontra na rede forte do interior (rs) por R$ 13,00 kg.

    ResponderExcluir
  20. Nunca pensei que a cabo de rei era fabricada aqui '-' "no exato momento que estou postando isso estou fritando cabo de rei Kkkkkk"

    ResponderExcluir
  21. Moro em Juquitiba SP/Sudoeste e aqui ninguém sabe o que é, porém fui nascido e criado em Monte Aprazível SP/Noroeste e comprei lá há cerca de 2 semanas a 14,50 o Kg.Uma delícia, ótimas lembranças da infância.

    ResponderExcluir
  22. Por gentileza senhor Hélio poderia me passar a receita dessa linguiça ou apenas os tempeiros pois já procurei como se faz mas não encontro em nenhum lugar muito agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite...conseguiu a receita da cabo de reio...tb gostaria mas não consegui

      Excluir
  23. Olá pessoal, TB comia dessa linguiça lá na cidade de Tupã-SP. Morando em SP, abgente trazia de la quando ia a passeio
    Agora estou morando em indaIndaia. É adivinha! Aqui tem no supermercado Pague Menos...raridade encontrar. Agora levo para minha família em SP.

    ResponderExcluir
  24. Sou do interior P.Bto . Hoje moroaem S P adoramos cabo de reio ñ encontramos por aqui.

    ResponderExcluir
  25. Alguém tem o telefone de algum.linguiceiro

    ResponderExcluir
  26. Quando criança eu preferia a linguiça calabresa à cabo de rei,hoje é o contrário,não sei se foi o cabo de rei que melhorou,ou se foi meu paladar que piorou,rs.

    ResponderExcluir