domingo, 19 de outubro de 2014

Como compor siglas


A sigla é um tipo de abreviatura. Também trataremos como siglas os acrônimos (palavras formadas por sílabas ou partes das iniciais do nome de um órgão ou entidade). Festara, por exemplo, é um acrônimo: FEST – festival; ARA, Araçatuba. A letra “T” tem função dupla, compõe FEST e significa também teatro: Festival de Teatro de Araçatuba.

Ela tem o gênero da primeira palavra que a compõe. Samar, por exemplo, é a Samar porque se trata de uma empresa, gênero feminino. Quando era Daea, era o Daea, porque se tratava de um departamento.
   
Festara ou FESTARA?
As duas formas estão corretas porque as siglas longas podem ser escritas apenas com a letra inicial maiúscula: Ceagesp, Ceasa, Dersa, Samar. Nem todos concordam com isso.

O Manual de Redação do Estadão, por exemplo, dá outra orientação a seus jornalistas: escreva toda a sigla em maiúsculas quando ela tiver até três letras: USP, ONU, PT. As siglas e acrônimos  com quatro letras ou mais apenas inicial maiúscula: Masp, Maap, Festara, Edara.

As siglas, ainda conforme o Estadão, com mais de quatro sílabas são escritas em maiúsculas quando são soletradas letra por letra: CPFL, PSDB, PMDB.

Quando devo usar ponto em sigla?  
Se a sigla formar sílabas, como se fosse uma palavra, não se usa o ponto: Ceasa, Fuvest, Daea. Do contrário, o ponto é usado, como: C.E.E. (Conselho Estadual de Educação), D.S.T. (doenças sexualmente transmissíveis), E.E. (escola estadual). Também o uso do ponto não é uso do corrente, trata-se de uma regra que está sendo abandonada pelo usuário da língua escrita. 

Aids ou aids? 
Como Aids é uma sigla, a inicial deve ser maiúscula. O Brasil adotou a sigla inglesa, em português ou espanhol seria Sida (adotada pela Argentina). A interferência de Nossa Senhora Aparecida ocorreu no caso... A Cida querida, a santa, porquie não ia ficar bem dizer que o fulano morreu de Sida. 


Um comentário:

  1. Em Portugal, França e todos os países hispânicos o termo utilizado é Sida.

    ResponderExcluir